Sexta-feira, 1 de Abril de 2011

PT Complicações, a Saga

Nota: Este é apenas o primeiro post de uma série que vou publicar a relatar toda a minha relação, complicada, com a PT Comunicações. Sim que isto é mais dificil do que um casamento com uma noiva russa encomendada pela internet.

 

Sou cliente PT desde o tempo em que ainda nem se sabia o que era a internet, nem se falava em telemóveis e como grande parte da população, eu tinha telefone fixo da PT Comunicações.

 

Após receber o primeiro computador, demorou pouco tempo até estar a levar nas orelhas da minha mãe porque já estava há muito tempo ligado (por dial-up) á internet e ela queria telefonar.

 

Pois meus amigos mais jovens, na altura o telefone deixava de poder fazer chamadas quando estávamos conectados, vocês nem imaginam o que era ter que ouvir a chiadeira da dial-up a fazer a ligação nem da trabalheira que era andar a caçar revistas de informática que ofereciam CD's com minutos grátis de navegação.

 

Quando surgiram as RDIS e mais tarde o ADSL lá continuava eu, todos os meses, sem atraso a pagar a mensalidade á PT, e nunca falhei com um único pagamento.

 

Fui migrando e levando com upgrades ao tarifário, sempre para cima, nunca para menos mas nunca me queixei e nunca deixei de pagar, que eu na questão das finanças sou bastante recto, e se sou bem serviço é óbvio que pago.

 

Há uns anos começamos a levar com os gatos na TV, a anunciar a televisão do futuro, o Meo.

 

Ao principio só havia por Satélite, finalmente surgia um concorrente de peso á TV Cabo (agora ZON), lá fui eu todo contente, á loja online encomendar o Kit de auto-montagem, pois como era anunciado, se já tivéssemos serviço de TV Cabo era só ligar a box e a magia acontecia.

Logo aí foi complicado, parece que na altura o serviço teve mais sucesso do que era esperado e o stock de box's era escasso, uma senhora simpática da loja PT do Dolce Vita Coimbra lá me arranjou uma box. Foi chegar, chimpar com os 25€ e levar para casa, bastante simples.

 

Chegado a casa, convencido que ia ter a televisão do futuro, ligo a box, mas canais canais cá deles. Toca de ligar para o Apoio a Cliente, que só por acaso é a pagar. Afinal havia um problema, a magia não era tão simples de fazer, e quem já era cliente da TV Cabo afinal tinha de fazer uma afinação na antena para poder usar Meo.

 

"Mas não se preocupe!" - alegava o rapaz do outro lado - "Vamos enviar um técnico a sua casa o mais rapidamente possível para corrigir a situação!" - 15 dias passaram e técnico nem vê-lo meti pés a caminho e fui devolver a box para não perder os 25€, mas ainda recebi uma factura para pagar os 15 dias de serviço Meo Satélite, que na perspectiva deles tive. Paguei.

 

Depois de vários testes de cobertura para Meo IPTV, que terminavam sempre com a mensagem "Este serviço não está disponível na sua área de residência", uma dia sou surpreendido por uma chamada da PT Comunicações, onde me informavam que após melhorias técnicas na zona já poderia aderir ao serviço Meo IPTV.

 

Migrei do meu serviço Sapo ADSL de 8 Megas que já tinha á bastante tempo apesar de grande parte do tempo apenas ter 3 ou 4 megas de velocidade, mas sempre a pagar pelos 8, sem falhar, ali certinho todos os meses, com factura electrónica e débito directo para ter mais tráfego. Sim porque o tráfego adicional era bem pago, e nem quando abusei um bocado e recebi uma factura de 30 contos de internet para pagar eu falei, paguei e não bufei.

 

Esta migração era a meu ver boa, ia pagar praticamente o mesmo que pagava pelo Sapo ADSL + Telefone (pois, essa é outra, não estou numa Zona Sapo) e ia ficar finalmente com a televisão do futuro, espectáculo!

 

Estávamos em Junho de 2008 quando a Visa-Beira aqui apareceu, por acaso não estava em casa nesse dia, mas a instalação foi feita na presença do meu pai, que apesar de ainda não ter referido, é oficialmente ele o cliente da PT Comunicações.

 

Quando cheguei a casa já estava tudo montado, mas ainda só dava a RTP, estava em activação, mas a imagem era boa, não tinha quebras e a internet funcionava.

 

 A instalação estava feita um bocado á "trolha" mas não era grave porque a maior parte da rede já estava montada por mim, e era apenas o cabo que ia para a box que parecia ter sido colado à parede por um macaco estrábico, nada que eu não soubesse resolver.

 

A linha parece que até tinha sido melhorada, agora já tinha os 8mbits reais diziam eles, a verdade é que dava pouco mais de 6 megas mas o upload até tinha subido para 256Kb. Resumindo, estava satisfeito na generalidade.

 

Durante os primeiros meses isto funcionou lindamente, tirando uma ou outra falha pontual que foi resolvida pelo Apoio ao Cliente pelo telefone, uns resets ao router e a box, nada de especial e que rapidamente aprendi a fazer sozinho sem ter que incomodar o apoio ao cliente.

 

Foi em Outubro de 2008 que começaram os primeiros problemas, como também estamos excelentemente bem servidos pela EDP basta vir uma chuvinha para haver quebras na energia, apesar de ter tomadas com protecção de picos a Meo Box e o router sempre que faltava a energia eléctrica não voltavam a sincronizar, e lá tinha que levar o reset.

 

Depois começou a acontecer mesmo sem que falta-se a energia, bastava o router chegar á hora de renovar o IP, que penso que ocorre de 36 em 36 horas, e a sincronização falhava.

 

Isto aconteceu durante meses, sempre com chamadas feitas para a linha de Apoio ao Cliente (sim aquela que devia ser grátis mas se tem que pagar), vários técnicos aqui se deslocaram, mas da plataforma ninguém assumia o problema, a avaria tinha de estar aqui em casa, não podia ser da "central".

 

Aqui queria destacar uma pessoa, o Sr. João Borralho, que foi incansável, persistente e diria até teimoso, na resolução do problema, esteve cá um dia até quase ás 3 da manha, e deu-se ao trabalho de levar uma televisão e box para a caixa de distribuição para verificar que o mesmo problema ocorria lá, excluindo finalmente a possibilidade de a avaria estar na rede aqui de casa.

 

Aqui pelo meio até cá esteve um técnico, que  não sei o nome pois não sou  bom a fixar nomes de pessoas, muito menos quando elas são tudo menos prestáveis, este senhor técnico chegou a afirmar que o problema estava no facto de eu "puxar" muito pela internet.

Não me perguntem o que ele quis dizer com aquela afirmação...

 

Apesar de o Sr. João Borralho ter verificado e confirmado que o problema não podia estar aqui em casa, os excelentíssimos senhores da plataforma continuavam a não dar o braço a torcer, e esta situação só se resolveu depois de eu enviar um email para um tal senhor de nome Zeinal Bava, num email que apanhei numa qualquer página corporativa da PT Comunicações.

 

Não acredito que tenha sido mesmo o director geral da PT Comunicações a ler o email, provavelmente tem assessores para isso, mas na verdade teve efeito, que após meses de ser ignorado pelo apoio a cliente, fui contactado por um director da Plataforma do Meo, que finalmente conseguiu resolver o problema.

 

Pelo que me disseram existiam várias "contas" associadas ao meu Nr. de telefone, apenas uma delas estava activa, e a existência das outras entrava em conflito, lá na plataforma do Meo, causando a falha do sincronismo.

 

Não sei se foi isto realmente, mas foi o que me disseram e apesar de ser um pouco iluminado nas questões informáticas e em redes não faço a mínima ideia de como funciona a tecnologia utilizada pela PT nem do que se passa nos bastidores dos serviços prestados, por isso aceitei a explicação.

 

Finalmente a PT Comunicações tomava responsabilidade pelo serviço prestado, e fez-me um crédito de 250€ pelos vários meses de serviço instável e com interrupções.

 

Fiquei obviamente satisfeito, e acho que até este ponto não estavam a falhar com a sua obrigação, tirando o percalço de ter que chegar a um director para que a situação foi devidamente resolvida.

 

Estava finalmente em pratos limpos com a PT Comunicações, seguiram-se vários meses de serviço excepcional, com uma ou outra falha ocasional, prontamente resolvida.

 

E chegamos ao fim do primeiro episódio da "Ameaça Fantasma" que assolava o meu serviço de IPTV.

 

João Simões

 

PS: Eu sei que hoje é dia 1 de Abril, mas isto não é nenhuma brincadeira.


tags: , , ,
publicado por João Simões às 12:54
link | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.pesquisar

 

.posts recentes

. 2 rodas e força nas canet...

. Uma burla dos tempos mode...

. PT Complicações, o Regres...

. PT Complicações, a Saga

. Quem sou e o que faço.

. Bem vindo a minha nova ca...